PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

Coral que luta para desmistificar vida de pessoas com a doença usou a expressão "f...-se o câncer" nas roupas em apresentação dentro do Vaticano nesta quarta (8). Grupo é de província na Itália que registra casos de tumores relacionados à exposição ao amianto expelido de uma fábrica da região.

Um grupo de fieis inusitado ocupou as primeiras filas da audiência semanal com o Papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira (8).

Vestindo camisetas com um palavrão, 30 integrantes de um coral italiano se apresentaram para o pontífice, que estava há cerca de 40 metros de distância, mas com uma boa causa por trás. Eles fazem parte de um grupo de música chamado "Coral f...-se o câncer", que busca normalizar a vida de pessoas com câncer.

"Sabemos o que (o palavrão) significa, mas essa palavra foi escolhida pelos próprios pacientes para mostrar que há a possibilidade de viver com câncer de uma forma humana, todos juntos", declarou a oncologista Federica Grosso, uma das fundadoras do coral.

O coral é da província de Alexandria, na região do Piemonte, onde há mais casos que a média de mesotelioma, um tipo de câncer causado pela exposição da população local ao amianto que era expelido de uma fábrica na província.

O grupo, que prepara um musical com histórias de sobreviventes da doença, cantou no início e no encerramento da audiência comandada pelo pontífice, na Praça São Pedro.

Francisco não se manifestou diretamente sobre os dizeres nas camisetas dos cantores.

Por g1 - https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/08/fieis-cantam-para-papa-com-palavrao-em-camiseta-para-campanha-de-pacientes-com-cancer-assista.ghtml