PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

om mais de 30 anos de atuação nacional e internacional na luta antiamianto, a engenheira civil e de segurança do trabalho Fernanda Giannasi fará no dia 11 de março, às 14h, a conferência Desafios Atuais para os Movimentos Sociais em Defesa da Saúde dos Trabalhadores: O Caso da Luta Antiamianto.

Fernanda irá analisar e debater as razões de sucesso e os principais obstáculos dos movimentos sociais que defendem a saúde e o meio ambiente tendo como referência a mobilização contra o amianto.

Organizado pelo Grupo de Estudo Efeitos das Novas Formas de Trabalho na Vida dos Trabalhadores, o evento é gratuito e aberto ao público, mas exige inscrição prévia online. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

De acordo com o coordenador do grupo e moderador do evento, René Mendes, "a luta da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) até o banimento da produção e comercialização do produto decretado pelo Supremo Tribunal Federal, bem como os recentes retrocessos e artimanhas para burlar o banimento, trazem lições preciosas para nossa sociedade e para os movimentos sociais".

Fernanda foi auditora fiscal do trabalho por 30 anos e fundadora da Abrea. Ela coordena a Rede Virtual Cidadã pelo Banimento do Amianto na América latina e é vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Abrastt). Em 2017, foi agraciada na Coréia do Sul com o Prêmio Rachel Lee Jung-Lim, concedido anualmente por várias entidades asiáticas a uma personalidade empenhada no banimento mundial do amianto.