NotíciasPublicações, Vídeos, Novidades e Eventos

 

banner eliane brum

Eliane Brum (Ijuí23 de maio de 1966) é uma jornalistaescritora e documentarista brasileira.

Formou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) em 1988 e ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem.

Trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e 10 como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010, atua como freelancer. De 2009 a 2013 manteve uma coluna no site da Revista Época, e desde outubro de 2013 no jornal El País.

É autora de um romance - Uma Duas (LeYa) - de três livros de reportagemColuna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A vida que ninguém vê (Arquipélago Editorial), ganhador do Prêmio Jabuti de Reportagem em 2007, e O Olho da Rua (Globo) - e de um livro de crônicasA Menina Quebrada (Arquipélago Editorial, Prêmio Açorianos 2013), que reúne 64 de suas colunas escritas no site da revista Época, além de ter participado da compilação de reportagens especiais sobre os Médicos sem Fronteiras Dignidade!, que incluiu também autores como Mario Vargas Llosa.

Em 28 de janeiro de 2010, foi uma das ganhadoras do 27º Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, pela reportagem "O Islã dos Manos", sobre a presença da religião islâmica nas periferias de cidades brasileiras, matéria publicada na revista Época, em fevereiro do ano anterior.

É codiretora de três documentários: Uma História SeverinaGretchen Filme Estrada. e Laerte-se 

 

Veja abaixo algumas de suas matérias relacionadas ao amianto.

 

El Pais logo wordmark El Pais

 

A maldição do amianto

Romana e o bilionário do amianto: a dor que não prescreve

 

Outros textos de Eliane Brum para o El País

 

 Logo Final 

 

A maldição do amianto

Por que o amianto foi parar no meio do mensalão?