PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

Organizações que reúnem vítimas do amianto protestam nesta semana na frente do Supremo Tribunal Federal e na Câmara dos Deputados para pedir urgência à proposta que pode interromper totalmente as atividades de exportação da Sama, em Minaçu, ou afastar qualquer perspectiva de retorno da comercialização do produto no Brasil.

Paralelamente, nesta segunda-feira, 27, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Meio Ambiente realiza um seminário que debaterá “os riscos do amianto para a saúde e o meio ambiente”, inclusive na fase de transporte aduaneiro.

O debate foi proposto pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). Ele é autor do Projeto de Lei 3684/23 que busca impedir “brechas que ainda subsistem” na extração, industrialização, comercialização e distribuição, que foram proibidos pelo Supremo Tribunal Federal em decisão de 2017, confirmada em 2023.

A audiência, que ocorre às 14h desta segunda-feira, 27, reúne a Associação Brasileira dos Expostos a Amiantos; Ministério Público do Trabalho; representantes do Ministério da Saúde e do Ministério do Meio Ambiente. O evento será transmitido ao vivo pela Rede Câmara, através do link. 

 

Matéria Original: https://onortedegoias.com.br/defensores-do-banimento-do-amianto-fazem-protestos-em-brasilia-nesta-semana/

Da redação do Portal NG

Foto: José Paulo Lacerda/Estadão