PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

As exportações de amianto em Goiás aumentaram em 246,01% em junho no comparativo com o mesmo período do ano passado, um recorde de vendas

STF debate na sexta-feira lei que permite exploração de amianto em Goiás

Proibido no Brasil desde 2017, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o mineral, usado para fabricação de telhas e caixas d'água, é classificado como cancerígeno.Proibido no Brasil desde 2017, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o mineral, usado para fabricação de telhas e caixas d'água, é classificado como cancerígeno.
Para Leonardo Amarante, advogado e assessor jurídico da Abrea, os números positivos mascaram a realidade de quem põe a mão na massa. "Não adianta proibir a comercialização nacional, mas dar brecha para exportação porque quem está exposto na hora da extração são os nossos cidadãos", diz.

As doenças ligadas ao contato com o amianto costumam surgir décadas após o contato com o mineral.
No mês passado, a Usiminas foi condenada a pagar R$ 200 mil em indenização por danos morais coletivos e custear o tratamento de saúde de seus funcionários e ex-empregados expostos ao amianto que atuaram pela empresa nos últimos 30 anos. A decisão foi do juiz Jedson Marcos dos Santos Miranda, da 1ª Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano (MG).

Uma semana antes, a Justiça havia proibido a mineradora Sama e a Eternit de enviarem cargas de amianto crisotila ou de produtos que contenham a substância cancerígena aos municípios de Cubatão, Santos e Guarujá, todos em São Paulo. A decisão também condenou as empresas ao pagamento de indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. As informações são do Amazonas Atual.

Link da matéria: https://www.noticiasdemineracao.com/brasil/news/1414151/exporta%C3%A7%C3%B5es-de-amianto-batem-recorde-em-goi%C3%A1s