NotíciasPublicações, Vídeos, Novidades e Eventos

A première do novo documentário da Repórter Brasil, “Não Respire – Contém Amianto”, já tem data marcada: 02 de junho, às 20h, no Centro Cultural São Paulo. O longa-metragem faz parte da competição latinoamericana da 6a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
Banido em quase 70 países por causa de seu devastador poder cancerígeno, o amianto ainda é vendido em 18 estados brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que não há limite seguro de exposição a esse minério largamente utilizado na construção civil brasileira.

No documentário, o trio de diretores – formado por André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli – investiga como a indústria do amianto no Brasil tenta vender a imagem de que o tipo de minério usado no bilionário mercado de telhas, chamado de “crisotila”, não é tão mau assim. Investindo em marketing, financiando pesquisas acadêmicas e fazendo doações milionárias para campanhas políticas, a indústria tenta convencer a opinião pública de que é possível usar o amianto crisotila de forma segura e controlada.

Ao longo de 70 minutos, o filme conta as histórias de trabalhadores que, sem qualquer conhecimento sobre os perigos do amianto, desenvolveram graves doenças pulmonares e foram induzidos a assinar acordos irrisórios para silenciar ações judiciais contra as empresas.

Além disso, “Não Respire – Contém Amianto” também mostra a luta de ativistas e autoridades para revogar a legislação que ainda permite a utilização do amianto na maior parte do país sob a tese do “uso seguro e controlado”, defendida pela indústria.

“Não Respire – Contém Amianto” é uma realização da Repórter Brasil, referência em direitos humanos e responsável pela produção de outras importantes obras audiovisuais, como os premiados documentários “Carne Osso – o Trabalho em Frigoríficos” (2011) e “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica” (2014).

Agenda – Sessões na 6a. Mostra Ecofalante de Cinema

•    02/06 – Sexta – 20h – Centro Cultural São Paulo
•    03/06 – Sábado – 18h – Cine Belas Artes
•    06/06 – Terça – 15h – Cine Belas Artes
•    11/06 – Domingo – 18h30 – Centro Cultural Cidade Tiradentes

Ficha Técnica
“Não Respire – Contém Amianto” é uma realização da Repórter Brasil.
70 minutos
Brasil, 2017
Direção: André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli  Fotografia: Caue Angeli Roteiro: André Campos e Carlos Juliano Barros Narração: Gustavo Engracia Trilha sonora original: Pedro Penna Mixagem de Áudio: Fernando Ianni Animações e videografismos: Bianca Rêgo, Jota Viklander e Lucas Fuse Design: Eugênia Pessoa Hanitzsch Assistente de Edição: Felipe Neves Montagem e Finalização: Caue Angeli Câmera Adicional: André Campos e Carlos Juliano Barros Agradecimentos especiais: Bill Ravanesi Realização: Repórter Brasil Coprodução: Onze:Onze Filmes
Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.